Maia Transportes Internacionais

Integrando cada vez mais longe

Informações Úteis

Tipos de Transportes

Marítimo

Características

O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Possibilita a navegação através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.

Vantagens

  • Maior capacidade de carga;
  • Carrega qualquer tipo de carga;
  • Menor custo de transporte.

Desvantagens

  • Necessidade de transbordo nos portos;
  • Distância dos centros de produção;
  • Maior exigência de embalagens;
  • Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.

Tipos de navio

  • Navios de Carga Geral
    São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes como caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel, barris, e outros. Tem aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões.
  • Navios de Passageiros
    São os navios que tem a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viajens normais como para cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer. Navios Porta - Contêineres. São seme-lhantes aos navios de carga geral, mas norma mente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.
  • Navios Tanque
    São os navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal.
  • Navios Gaseiros
    São os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos.
    Caracterizam-se por apresentarem acima do convés princi-pal tanques típicos de formato arredondado.
  • Navios de Operação por Rolamento - RoRo (Roll-on Roll-off)
    São os navios em que a carga entra e sai dos porões e
    cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente sobre rodas (automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veí-culos (geralmente carretas, trailers, estrados volantes, etc.). Existem vários tipos de RoRos, como os porta-carros, porta -carretas, multi-propósitos, etc., todos se caracterizam pela grande altura do costado e pela rampa na parte de ré da embarcação.
  • Navios Graneleiros
    São os navios destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel: milho, trigo, soja, minério de ferro, etc. Se caracterizam por longo convés principal onde o único destaque são os porões.
  • Navios Químicos
    São os navios parecidos com os gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc.
  • Navios Rebocadores
    São os navios utilizados para puxar, empurrar e manobrar todos os tipos de navios. Geralmente utilizados para manobras de grandes navios na zona portuária e canais de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar, rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados em bancos de areia. Apesar de pequenos, possuem grande potência de motor.
  • Navios Ore-Oil
    São os navios de carga combinada, ou seja, transportam minério e petróleo.
  • Navios Aeroviário ou Porta-Aviões
    São os navios utilizados pelas Forças Armadas (Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal de atuação dos mesmos. Servem como uma base móvel de operação, inclusive com pista de pousos e decolagens.
  • Navios Militares
    São vários os tipos, além do Porta-Aviões. Citaremos mais alguns: Fragatas, Submarinos, Contratorpedeiros, Navios-Balizadores, Navios-Faroleiro, Navio Hidroceanográfico, Navio Hidroceanográfico, Navios Oceanográficos, Navios Hidrográficos, Navio de Apoio Oceanográfico, Navios de Assistência Hospitalar, Navios-Tanque, Navio-Transporte Fluvial, Navio de Socorro Submarino, Navios-Transporte de Tropas, etc.

SAIBA MAIS
www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/secex/logistica/logistica.pdf

Tel.: 55 11 5054.9600 - Fax: 55 11 5054.9608